15/01/2016

Seu terreno precisará de terraplanagem

Saiba tudo sobre essa técnica de terraplanagem construtiva

A grande maioria dos terrenos necessitam de terraplenagem antes de iniciar uma obra de construção. Este serviço é geralmente efetuado com máquinas retroescavadeiras, pá carregadeiras ou tratores de esteira que fazem o nivelamento do solo retirando terra de locais mais elevados para colocar em parte do terreno mais baixo, bem como fazer a limpeza de eventuais detritos como a retirada de vegetação, restos de árvores e de eventuais pedras de maior porte que prejudiquem a execução dos projetos.



Este procedimento geralmente é acompanhado pelo profissional Engenheiro ou Arquiteto responsável pela execução da obra e segue as cotas de níveis definidas e baseadas no levantamento planialtimétrico do terreno e que são mostrados no desenho da planta baixa do projeto arquitetônico da casa ou sobrado.

Dependendo do perfil do terreno, das cotas abaixo ou acima dos níveis da rua e do grau de dificuldade para executar a terraplenagem o custo deste serviço pode representar até 1/5 do valor total de uma construção.


Mas será que o seu terreno precisará de terraplenagem para abrigar a construção de sua casa?

Em primeiro lugar, você deverá saber quais as cotas e níveis do terreno onde será projetada a sua moradia. Se o terreno tiver cotas muito acima (em aclive) ou muito abaixo (em declive) das cotas da rua é importante contratar um levantamento planialtimétrico elaborado por um profissional topógrafo.

Caso avalie que as cotas estejam com desníveis próximos a 1 metro, então o seu mestre de obras poderá medir os níveis com o auxílio de uma mangueira de água, réguas ou guias para marcar as alturas e desenhar no papel um perfil com as medidas de cotas do terreno que definirão a locação da casa. O ideal é que o nível plano do lote esteja o mais próximo possível das cotas e níveis da rua que dá acesso ao seu terreno.

Nesta etapa é interessante que o responsável técnico pela execução da obra (Engenheiro ou Arquiteto) também avalie o tipo de solo e sua resistência para suportar as cargas nas fundações. Principalmente onde ocorreu colocação de terra e que chamamos de aterros. Pois sobre aterros recentes é impróprio assentar as sapatas por exemplo.


Autor: plantasdecasas.com
Fonte: plantasdecasas.com
Light and breathable, naturally hair extensions formed, stylish and elegant, hand-crocheted hair extensions uk top-spinning, one mesh is realistic and breathable, natural clip in hair extensions texture, perfect shape, the unprecedented maximum discount, what are the real hair extensions mothers waiting for?