29/01/2016

Jovem de Limeira cria sistema que explica relevos em 3D nas escolas

Simulador foi aberto para visitação gratuita no Centro de Ciências da cidade. Projeto vai ajudar na compreensão da geografia e é o terceiro no Brasil.

Um aluno da Escola Municipal Padre Maurício Sebastião Ferreira, em Limeira (SP), criou um projeto de relevos em 3D, que simula topografias em tempo real, e poderá auxiliar instituições em aulas de geografia. Matheus Evangelista, de 17 anos, desenvolveu um sistema durante uma feira de ciências da unidade. A criação está exposta para visitação gratuita no Centro Professor Osvaldo Roberto Leite.

O controle do sistema é feito pela interação das mãos com a areia. O visitante é convidado a formar desde montanhas até bacias. A areia fica verde quando tudo está plano e conforme a pessoa vai fazendo um monte de areia, os relevos vão aparecendo até chegar ao ponto máximo, que é quando a areia é solta e tudo fica branco, demonstrando as geleiras.

A caixa com relevo interativo de um metro também demonstra os rios e as chuvas. Quando um buraco é feito na areia, a cor muda para o azul e conforme a pessoa for cavando, vai formando o caminho da água no leito.

Cada camada serve para uma explicação e as cores representam diferentes altitudes como um mapa topográfico, sendo cores quentes (maior altitude) e cores frias (menor altitude). Toda a mudança de cores é feita por um software programado para cada movimento das mãos com a areia e permite uma explicação mais nítida.

De acordo com a Prefeitura, existem apenas três projetos como esse no país e o original foi criado na Universidade de Califórnia, nos Estados Unidos. O trabalho foi feito em uma feira de ciências da Escola Municipal Padre Maurício Sebastião Ferreira, primeira instituição pública a desenvolver o sistema.?Os alunos conseguem entender melhor a geografia, que antes só era explicada pelos livros?, disse Evangelista.

O projeto é aberto para a visitação e será usado principalmente para a educação, pois estudantes irão aprender de forma interativa os relevos e a topografia. Todos os alunos da rede pública e particular de Limeira poderão visitar o sistema, que ficará no Centro de Ciências durante todo o ano. O local fica na rua Doutor José Botelho Veloso, no bairro Parque Cidade.

Autor: g1.globo.com
Fonte: g1.globo.com
Light and breathable, naturally hair extensions formed, stylish and elegant, hand-crocheted hair extensions uk top-spinning, one mesh is realistic and breathable, natural clip in hair extensions texture, perfect shape, the unprecedented maximum discount, what are the real hair extensions mothers waiting for?